terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

POLÍTICOS, MÁSCARAS E ACTORES

Todos nós olhamos e apreciamos máscaras utilizadas em desempenhos mediáticos por políticos em quem votamos.

É a qualidade da máscara e do desempenho que nos arrasta para aquela espécie de histeria que nos leva a idolatrar determinas figuras em determinados momentos. Momentos que são, vulgarmente momentos de viragem cruciais, para os quais necessário se torna entorpecer com o láudano do marketing político elaborado e aprofundado à medida das causas.

Cada candidato contribui com as características que poderão ser exploradas para iludir os que nele têm os olhos postos e, é desse trabalho, que resultam a maior parte das opções que tomamos nas urnas.

Um exemplo paradigmático vem-nos dos Estados Unidos embora por cá as práticas sejam as mesmas.

Nos Estados Unidos, muita da criação do discurso público surge na mente de pessoas pouco conhecidas. Assim acontece nas séries de televisão, com os argumentistas a mostrarem ao mundo a sua importância.
Muito do sucesso dos grandes políticos surge na mente de pessoas mais ou menos anónimas. Assim sucede com Barack Obama, que tem a apoiá-lo um «escritor de discursos», destinado a pensar as melhores frases.
E assim vai o mundo. Acordemos!

7 comentários:

Templo do Giraldo disse...

Os politicos em quem votamos são uma especie de vendedores da banha da cobra. Espalham a sua propaganda e depois quando se vai a ver o resultado é pouco mais que nada. Mas é o que temos, e temos de saber lidar com isso.

Passa lá no meu espaço. Saudações.

whitExpressions disse...

O povo agora vota neste, enfim...porque parece o melhorzinho, haja paciência, muita!!!!!!!!!!!!!!!!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Amanhã, dia 14 haverá uma postagem colectiva, de iniciativa do blog LUZ DE LUMA em defesa da inocência e contra a pedofilia. Se quiseres aderir copia a imagem que está no post de hoje no Silêncio Culpado.

No blog solidário Sol Poente http://o-sol-poente.blogspot.com, publiquei hoje uma reportagem do jornal Noticias da Manhã/Primeiro de Janeiro com o nosso amigo Raul do Sidadania.

JOY disse...

Boas Robin Hood,

Esta classe politica mediocre ,incompetente e taxista,nem que faça o pino me consegue convencer,os partidos politicos são sem dúvidas nenhumas os novos filões de ouro das agências de comunicação.

Um abraço
Joy

Templo do Giraldo disse...

Passei por aqui so para te deixar um abraço e um pequeno coment. Nenhum politico me convence, não voto mas tenho opinião. Cada vez mais tamos num país onde o fascismo começa a ganhar cada vez mais força.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Robin
Obrigada pelas visitas. Espero que possamos ser sempre companheiros.
Abraço

Adriana disse...

No Brasil a vergonha dos políticos se arrasta.Acham que somos imbecís.Talvez sejamos mesmos ,pois continuamos a votar e tentar achar "o memos pior".